O isolamento social ocasionado pela pandemia do Coronavírus mudou bastante a rotina de pessoas de todas as idades, fazendo com que a maioria ficasse inativa há alguns meses devido à quarentena. O fato de grande parte da população estar em casa, desde crianças até idosos, algumas vezes mantendo o trabalho em home office, sem manter uma atividade física regular, fazem com que o corpo sinta o reflexo dessa parada forçada. Além da tensão e o estresse ocasionarem e agravarem dores nas costas e articulações, o sedentarismo ocasionado nesse período pode piorar quadros de hipertensão, diabetes e problemas circulatórios.

A falta de movimentos diminui o tônus muscular causando uma sobrecarga na coluna vertebral e o fato de ficar muito tempo sentado pode diminuir o bombeamento de sangue nas pernas, o que pode levar a problemas mais graves como a trombose, principalmente em idosos ou pessoas que já tem dificuldade na circulação periférica. Isso tudo, no geral, cria um círculo vicioso em que a falta de atividade física favorece o aparecimento de doenças e incapacidade funcional e estas acabam levando a inatividade. explica a fisioterapeuta Paula Tanaka.

Exercícios de RPG e Pilates

Quadros de dor e desconforto em pernas, pescoço e coluna vertebral são os primeiros sinais de que algo não vai bem, especialmente quando durarem mais de uma semana e comprometerem o bem-estar e a prática de atividades diárias.

Nesses casos, alguns exercícios podem ajudar, como o RPG (Reeducação Postural Global), que visa restabelecer o equilíbrio da musculatura, responsáveis pela consciência da postura corporal, o que estimula a manutenção da postura correta no dia a dia, combate a dor nas costas e realinha a coluna, corrige o posicionamento dos joelhos, contribui para o tratamento de alterações nas articulações, auxilia no tratamento de dores causadas pelo excesso de tensão muscular, além de melhorar a respiração e problemas de ordem pulmonar, entre outros.

Exercícios de Pilates, no entanto, são ideais para pessoas buscam exercícios de baixo impacto, que possuem problemas articulares e idosos, devido ao risco reduzido de lesões. Através dos exercícios de pilates é possível trabalhar a consciência corporal, melhorar a postura e a respiração e tonificar os músculos, favorecendo a flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora.

Os atendimentos da clínica seguem as orientações do Governo Estadual e Coffito, mantendo o uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual), aliado a higienização constante, essenciais para proteção de nossos pacientes e colaboradores.