Envelhecer é uma condição inevitável que, a cada dia, faz parte da realidade de muitos brasileiros. Atualmente são 20,6 milhões de idosos (10,8%) no Brasil. Em 2060 uma grande parcela da população brasileira será de idosos com mais de 60 anos, um total de 26,7% da população segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Porém, com o envelhecimento, aumenta também a incidência de desequilíbrios funcionais, fraqueza muscular, alterações metabólicas e déficit cognitivos importantes que comprometem significativamente o bem-estar e a qualidade de vida do idoso. Situação que acaba se tornando um ciclo, pois ao mesmo tempo que alguns prejuízos funcionais, emocionais e psicológicos levam a limitação de suas atividades de vida diária (AVD’s), a ausência de movimentos torna o idoso mais frágil vulnerável e mais suscetível a episódios de quedas.
Exercícios de pilates, orientados por fisioterapeutas habilitados, se tornaram bastante indicados para a manutenção da qualidade de vida e reabilitação de idosos exatamente devido ao seu baixo impacto que visa o controle da coordenação, respiração e equilíbrio, combatendo os efeitos nocivos causados pelo envelhecimento e contribuindo para melhorar a rotina dos idosos, explica a fisioterapeuta Paula Tanaka.
Benefícios do Pilates para o Idoso
- Aumento da Mobilidade e Flexibilidade
- Fortalecimento muscular
- Corrige e melhora a postura
- Alívio da ansiedade e do stress
- Melhora a capacidade respiratória
- Estabiliza articulações e Previne Lesões
- Aumento da autoconfiança e autoestima
- Auxiliar na incontinência urinária