Celular, tablet, computador.. artigos de primeira necessidade para a maioria dos adultos, mas inseridos desde muito cedo na vida das crianças e adolescentes em formação tem se tornado um problema em todas as idades devido a seu uso excessivo e indiscriminado.

A utilização desses aparelhos que exigem o movimento repetitivo de músculos e tendões fez também com que se tornasse galopante o aparecimento de lesões nas mãos, punhos e polegares, assim como o agravamento de lesões na coluna, que envolvem especialmente a área trapézio-cervical. O prejuízo é ainda maior quanto mais cedo esse tipo de gadget é inserido na rotina dos pequenos, isso porque toda a estrutura óssea, muscular e ligamentar ainda está em formação.

Quando se fala em celular (smarthphones) ou tablets, os principais acometidos são os polegares, pois praticamente todos os movimentos de interação com a tela e envio de mensagens são realizados com apenas um dedo, ocasionando um esforço excessivo em uma musculatura que não foi feita para isso. Punhos, mãos, braços e até os ombros acabam ficando sobrecarregados devido a postura utilizada para o seu uso na vida diária e, por vezes, até na hora de dormir.

O principal resultado disso são as inflamações como a tendinite (inflamação nos tendões) ou a tenossivite (inflamação da bainha do tendão e da membrana sinovial ao redor principalmente devido ao atrito) que, com o passar do tempo, se não tratadas, podem se tornar uma doença crônica e evoluir para um processo degenerativo da articulação.

É comum aparecerem sintomas como inchaço, formigamento, espasmos, ardência e dor, até a rigidez muscular e limitação dos movimentos das articulações.

O ideal é evitar esse tipo de problema dando uma atenção especial à postura e limitando o tempo de uso dos aparelhos, porém ao surgirem os primeiros sintomas é necessário evitar o desgaste ainda maior dos tendões fazendo o máximo de repouso da musculatura. A aplicação de gelo sobre o local poderá auxiliar na diminuição da dor e inchaço momentâneo. Porém apenas através da consulta médica será possível identificar o nível de agravamento do problema. Na maioria dos casos em que o sintomas iniciais são tratados com medicação e fisioterapia, é possível reverter o quadro. Além de algumas vezes o uso de talas rígidas para imobilização do local e afastamento das atividades manuais pode ajudar na recuperação.

Nesses casos, o fisioterapeuta pode utilizar alguns aparelhos como TENS e Ultrassom para combater a dor e a inflamação de forma mais intensa, além de exercícios que visem fortalecer e alongar aos músculos e tendões, e assim ter menor probabilidade de inflamações recorrentes, esclarece a fisioterapeuta Paula Tanaka.