Pilates Aparelho

Todos sabemos da importância em se praticar uma atividade física regularmente. O ganho em saúde e melhora da qualidade de vida são indiscutíveis. A técnica de Pilates com aparelho, conhecida como Pilates em estúdio, está entre as mais procuradas, pois atende todas as faixas etárias. Seus benefícios vão muito além dos fatores estéticos, pois trabalha a consciência corporal, melhora a postura e a respiração, tonifica os músculos, favorece a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação motora, além de ser uma atividade com risco reduzido de lesões.

O pilates em stúdio é ideal para pessoas que possuem lesões articulares, pois com o uso dos aparelhos é mais fácil controla movimento e o estímulo que são aplicados. “Durante a prática o aluno deve ser constantemente observado pelo profissional, para que seus movimentos e posturas estejam corretos, bem como a força e a tensão aplicadas sejam compatíveis com o objetivo e limitações de cada um”, explica a fisioterapeuta Dra. Adriana Villa Dantas responsável pela MedCentro.

Os equipamentos possuem molas em sua estrutura, que podem ser usadas tanto para reduzir o esforço realizado, pois dá um impulso ao movimento quanto para aumentar a resistência. “A escolha será feita de acordo com o objetivo do praticante”, conclui Dra. Adriana.

Benefícios do Pilates

No pilates há seis princípios que atuam com o objetivo de beneficiar o corpo e a mente:

  • A Concentração, que é fundamental para que a atenção seja voltada totalmente a cada movimento;
  • O Controle, que é a capacidade de realizar uma integração dos movimentos e controla-los com eficiência;
  • A Precisão, está ligada diretamente com a qualidade dos movimentos que são previamente estabelecidos;
  • A Centralização, é a capacidade de realizar movimentos a partir do centro do corpo;
  • A Respiração, fator primordial para o início do movimento, deve ser realizada de forma concentrada e consciente durante todo o exercício;
  • A Fluidez, onde os movimentos devem ser executados de forma contínua e leve, sem impacto.

“Conforme os praticantes apresentam melhoras, o grau de dificuldade dos exercícios é aumentado, assim trabalhamos gradativamente os limites de cada pessoas”, explica a fisioterapeuta que faz questão de salientar a importância em praticar o pilates com profissionais capacitados.