RPG – Protege e trata sua coluna

Reeducação Postural Global, mais conhecida como RPG é uma técnica fisioterapêutica que tem como objetivo proporcionar o equilíbrio dos músculos responsáveis pela postura, através de movimentos específicos de alongamento que reorganizam a estrutura muscular de todo o corpo.

A RPG, alem de tratar casos de desvios de coluna já instalados, pode revelar vícios de postura que muitas vezes ainda não manifestam sintomas de dor ou desconforto, mas se não tratados corretamente podem incomodar, e muito no futuro.

As consequências de problemas de postura estão presentes no cotidiano de grande parte da população. “Hoje, vemos casos de desvios posturais importantes em pacientes de todas as idades, até mesmo em crianças. Isso se deve a posturas incorretas no dia a dia, seja no trabalho, em casa, no uso de smartphones ou ainda durante a prática de atividades rotineiras como dirigir, estudar e até mesmo dormir”, afirma a fisioterapeuta Robia Ribeiro.

Segundo a fisioterapeuta esses desvios e vícios, resultam no uso incorreto de outras articulações, como braços, ombros, quadris e joelhos. “Isso acontece porque devido ao desequilíbrio postural, o corpo busca fazer uma compensação para se manter em equilíbrio”, explica Robia Ribeiro, que faz questão de salientar a importância do tratamento precoce para se evitar problemas mais graves.

O tratamento e seus benefícios

”Cada indivíduo é único e por isso cada um reage de maneira diferente a problemas semelhantes, por isso não tratamos apenas o local da dor, mas o corpo como um todo”, enfatiza a fisioterapeuta.

A técnica pode ser aplicada no tratamento de dores e problemas na coluna como: lombalgia, cervicalgia, escoliose, hérnia de disco entre outras, além de tratar lesões e limitações articulares, retrações musculares, rigidez muscular causada por doenças neurológicas e ainda doenças respiratórias.

Na grande maioria dos casos, a RPG atua em casos que apresentam dor, mas também é especialmente indicado na correção postural que ainda não chega a atrapalhar a rotina. A RPG faz uma reprogramação no cérebro para que realize ajustes, fazendo assim o corpo responder positivamente aos novos estímulos.

Seus benefícios podem ser percebidos desde as primeiras sessões, principalmente pela consciência da postura corporal, o que estimula manter uma postura correta no dia a dia, além de combater a dor nas costas e realinhar a coluna; corrigir o posicionamento dos joelhos; contribuir para o tratamento de alterações nas articulações; no tratamento de dor de cabeça causada pelo excesso de tensão muscular; melhorar a respiração entre outros. A técnica ainda fortalece o tônus postural,promove o relaxamento de tensões acumuladas por problemas emocionais, alivia problemas pulmonares, e quando aplicada de maneira preventiva, pode evitar lesões osteomusculares